Você já ouviu falar em spamtraps?

em mar 12, 2014:por

Tatiane Monteiro

É publicitária formada pela Anhembi Morumbi e cursa o MBA em Marketing na ESPM. Atua no mercado de marketing digital desde 2007. Já passou por empresas como Media Factory, Busca Descontos e Digitalks. Hoje é Gerente de Contas na Next Target, agência focada em performance para e-mail marketing.
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Você sabia que os provedores de e-mails criam armadilhas para identificar e spammers e elas podem prejudicar os envios da sua empresa? Pois é, essas armadilhas são chamadas de spam traps.

O que são spam traps?

Os spam traps são ferramentas utilizadas pelos ISPs – provedores de e-mails da Internet que são capazes de identificar spammers, enviadores de mensagens indesejadas  para usuários que não são opt-in, ou seja, que não solicitaram receber e-mails daquele destinatário.

Esses remetentes criados pelos ISPs enviam uma mensagem aos provedores que então bloqueiam automaticamente o envio de mensagens de e-mail marketing daquele remetente.

Quais os tipos de spamtraps?

• Endereços Honey Pots (iscas): são endereços de e-mails que são criados em sigilos e espalhados na web em formulários de websites, fóruns, páginas de preferencias, promoções e etc.  Por serem criados em sigilos, não deveriam jamais receber e-mails de pessoas ou empresas.  Os spammers coletam estes e-mails de forma incorreta, sem seguir as boas práticas. Se você for pego neste tipo de spam trap o IP e domínio estarão comprometidos.

• Endereços Reciclados: endereços de e-mail que alguma vez pertenceram a um usuário, mas foram abandonados ou descartados por ele. Passado um tempo a conta passa a ser uma spam trap, eles são reativados e monitorados para identificar quem continua enviando comunicações a eles.

 

Dicas para não ter um spam trap em sua lista:

 

Não compre listas de e-mails

– Periodicamente faça uma limpeza em sua base: retire os contatos inativos e os contatos que não interagem

– Certifique-se que sua ferramenta remove os hard bounces automaticamente

– Tenha sua black list sempre atualizada em mãos  Dessa forma, se você mudar seu fornecedor de e-mail marketing, evitará envios acidentais para contatos que já foram removidos.

Consulte mais sobre o tema:

Microsoft Smart Network Data Services:
https://postmaster.live.com/snds/FAQ.aspx#TrapHits

Spamhaus FAQ:
http://www.spamhaus.org/faq/section/Glossary#169

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